20.3.04



. bloco de notas
______________________________

todo sábado, um passeio rápido pela liga

______________________________




Yao e Charles Oakley: unidos contra Shaq


p e s o

“Yao Ming não precisa mais se preocupar com Shaquille O’Neal”. Foi com essa banca que o veterano Charles Oakley aportou em Houston, com um contrato de dez dias na bagagem. Com Taylor, Cato e Weatherspoon às voltas com lesões, o técnico Jeff Van Gundy viu a força da ala escorrer pelos dedos e buscou socorro no velho parceiro de New York Knicks. Aos 40 anos, Oakley chega mais magro e cheio de vontade, a ponto de surpreender o pivô chinês, que sempre acompanhou seu basquete nos tempos de Nova York. “Quer dizer, mais as lutas do que o basquete”, brincou Yao com o assistente Patrick Ewing. O clima de bom humor do novo Rockets ganha sua primeira prova de fogo amanhã, com uma pedreira em Sacramento.

______________________________

c o n f i a n ç a

Por falar nos Kings, foi gloriosa a vitória de ontem sobre o Indiana, naquela que pode ter sido uma prévia das finais da NBA. O tiro certeiro de Mike Bibby no último segundo assegurou a felicidade dos visitantes, que se mantêm com certa folga na liderança do Oeste. Folga maior ainda têm os Pacers, disparados no Leste. Mesmo assim, tenho lá minhas dúvidas sobre a confiança do público nos dois times. Para atravessar o playoff, os dois terão de superar um adversário extra: o descrédito. Basta puxar pela memória. O desfecho constrangedor da última temporada deixa o torcedor de Indianápolis com um pé atrás, e o mesmo vale para a turma da Califórnia, sempre acusada de amarelar em situações decisivas.

______________________________

a l e r t a

Quem anda caindo pelas tabelas é o Minnesota, que perdeu seis das últimas dez e se distanciou do líder. A chama revelada na primeira metade do campeonato parece causar agora um incêndio perigoso. Diante de rivais fortes, os Wolves têm mostrado dificuldade em superar momentos adversos da partida. Uma breve seqüência de erros é o bastante para tirar a equipe dos trilhos. A partir daí, cada um passa a querer decidir o jogo sozinho, e a casa cai invariavelmente. Flip Saunders tem menos de um mês para azeitar a máquina a caminho dos playoffs. Outra eliminação na primeira rodada seria uma punhalada de conseqüências imprevisíveis.

______________________________

p u l s o

Ao que tudo indica, Allen Iverson vai mesmo acompanhar o mata-mata no sofá de casa. Afundado em conflitos internos, o Philadelphia não consegue se aproximar da zona de classificação. O motivo é óbvio: com a briga declarada entre o craque do time e o técnico Chris Ford, o elenco se divide e cada partida vira um desafio de superação. Cabe aí uma pergunta simples: o que faz a diretoria diante do imbróglio? Com a crise batendo à porta, não dá para ficar inerte. Ou demite o treinador, ou dá uma chamada em Iverson. Do jeito que está, fica difícil sonhar com a segunda fase.


((((( z o n a ))))) ((((( m o r t a )))))

______________________________

* Com três vagas abertas na seleção americana que vai a Atenas, Shaquille O’Neal e Kevin Garnett foram convidados oficialmente para participar dos Jogos Olímpicos. Nenhum dos dois respondeu ainda, mas os dirigentes estão otimistas, à espera do sim.

________

* Se tudo correr como planejam os cartolas, a terceira vaga no Dream Team pode ser do calouro LeBron James.

________

* Uma cotovelada em Derek Anderson custou um jogo de suspensão a Ron Artest. Em Indiana, tem gente preocupada com a recaída.

________

* O New York Knicks realmente acredita que ainda é possível recuperar Vin Baker?

______________________________

:) APLAUSOS para o Denver Nuggets, que saiu na frente na disputa por Kobe Bryant. O armador disse abertamente que estuda a possibilidade de assinar com o time do Colorado (justamente o estado onde responde por crime de estupro).

:( VAIAS para o Phoenix Suns, que não consegue largar a lanterna do Oeste. Não é possível que, com um elenco pra lá de razoável, o time não seja capaz de ultrapassar Clippers, Warriors e Sonics.

______________________________

fotos . nbae

Nenhum comentário: