31.3.04
universo paralelo
______________________________
))) Carmelo e LeBron insistem
em travar um duelo particular
É inegável que existem dois tipos de competição quando Cavs e Nuggets entram em quadra. A concorrência aberta diz respeito à classificação para os playoffs, mas não é só isso que está em jogo. Mesmo à distância, LeBron James e Carmelo Anthony seguem travando um duelo silencioso pelo título de calouro do ano.
Na semana em curso, tivemos dois rounds espetaculares. O primeiro foi no sábado, quando LeBron marcou 41 pontos e distribuiu 13 assistências diante do New Jersey Nets. A resposta veio ontem, quando vimos Carmelo na TV igualando a pontuação do concorrente e ajudando seu time a bater o Seattle, rival direto na luta pela vaga.
Sabe-se que o ingresso no mata-mata pode ser o principal critério de desempate na rixa individual. Se um conseguir se classificar e o outro for barrado no baile, a escolha fica mais fácil. Mas e se os dois entrarem? Ou se os dois fracassarem?
Bem, aí a coisa começa a se decidir nos detalhes. O fenômeno adolescente de Cleveland carrega o mérito de reerguer um time praticamente sozinho, ao contrário do adversário, que anda cercado de talento. Dono de uma visão de quadra apurada, LeBron parece mais perto da conquista.
Carmelo, por sua vez, perdeu ontem uma grande chance de turbinar a campanha. É claro que um sujeito com 41 pontos nas costas tem de ser o craque da partida. A nota triste, contudo, é que 37 destes pontos já haviam sido marcados no terceiro quarto. Quando veio o último período, o calouro dos Nuggets se omitiu de forma lamentável. Cometeu equívocos primários, andou com a bola, errou bandeja sozinho, fez falta intencional desnecessária.
Ou seja, quando a equipe mais precisou do líder para decidir um jogo complicado, a responsabilidade caiu nas mãos de um coadjuvante: o anão Earl Boykins.
(Aliás, abre-se aqui um parêntese para o merecido elogio a este pequeno guerreiro. É impressionante como um atleta de tão baixa estatura pode se tornar um gigante na defesa, infernizando a vida do armador que lhe cruza o caminho. De quebra, Boykins revela uma precisão cirúrgica no ataque, seja nos passes ou nos arremessos.)
Voltando à vaca fria, Anthony poderia ter estourado os 50 pontos ontem, se não tivesse largado o rojão na reta final. Igualou o recorde de pontos de LeBron, mas perdeu a chance de fazer um estrago muito maior. Pena.
Seria ótimo ver um jovem superando o outro a cada rodada. Os fãs do esporte só têm a ganhar. Mas tudo bem. Continuamos admirando, boquiabertos, aguardando os próximos capítulos.
______________________________
As águas de março se despedem com uma bela noite de basquete. Das dez partidas marcadas para hoje, oito têm belas atrações relativas aos playoffs. Destaque para o embate de peso lá no topo do Oeste, entre Sacramento Kings e San Antonio Spurs.
______________________________
Na outra ponta da tabela, temos logo mais o clássico dos lanternas, entre Chicago Bulls e Orlando Magic.
______________________________
foto . nbae
Nenhum comentário:
Postar um comentário