29.11.04



alerta vermelho
______________________________


))) Com Yao no garrafão, McGrady não
pode mais viver apenas de pose e fama



Receber a bola no ataque e ver Andrew DeClerq se mexendo embaixo da cesta é uma coisa. Levantar os olhos e esbarrar com Yao Ming de mãos erguidas é outra completamente diferente. Qualquer cérebro razoável julgaria a segunda alternativa como a melhor situação de jogo, certo?

Bem, nem todos os cérebros razoáveis.

Envolvido até o pescoço num estilo individualista, Tracy McGrady devia se sentir aliviado ao avistar DeClerq e outros ex-comparsas do Orlando Magic. Assim, sentia-se à vontade para tentar a infiltração, chutar de longe, errar a torto e a direito. Era ele o astro do time, não existia plano B no ataque. Agora existe.

Dividir os holofotes com Yao Ming não tem sido um bom negócio para T-Mac. Basta comparar sua performance à dos outros astros que mudaram de time nesta temporada. Todos, à exceção do ala-armador do Houston Rockets, evoluíram e passaram a exercer funções primordiais em suas equipes.

Steve Francis, que trocou de uniforme com McGrady, renovou os ânimos do Orlando Magic e fez de Grant Hill um parceiro de mão cheia. Outro Steve, o Nash, mal aportou no Phoenix Suns e já está distribuindo mais de 11 assistências por partida. Shaquille O'Neal vem fazendo do Miami Heat um candidato ao título do Leste, e até Antawn Jamison mexeu com as estruturas do Washington Wizards.

T-Mac, na contramão, está caindo no limbo dos jogadores normais. Limita-se a 20.5 pontos por noite (número ridículo para quem já beirou os 30), reduziu as médias de assistências, rebotes e roubadas e até o aproveitamento de arremessos ficou mais baixo. Esperava-se que ele escolhesse melhor os chutes, que mudasse seu estilo, que jogasse para o time.

O tempo vai passando e, até agora, Tracy ainda está devendo uma prova de que essa transformação é possível. O craque que abra o olho, ou a elite da liga pode fechar-lhe as portas em pouco tempo.

______________________________

fotos . nbae

Nenhum comentário: