6.4.04



futurologia, parte 1: o oeste
______________________________


))) A bola de cristal revela um embate
feroz entre Kings e Lakers na reta final



Após uma segunda-feira ilustrada pela vitória solitária do Utah Jazz sobre o Memphis Grizzlies, a NBA retoma o ritmo frenético desta reta final de campeonato. Hoje à noite serão nove partidas, algumas eletrizantes. No Leste, por exemplo, o Milwaukee vai a New Jersey e o Indiana recebe o New York, em dois embates de ligação direta com a segunda fase. No Oeste, o chão vai estalar na batalha entre Lakers e Blazers, fundamental para ambos. De quebra, Cavs, Kings, Mavs e Rockets têm jogos importantíssimos para suas pretensões na tabela.

Aproveitando a rodada quase morta de ontem, o Rebote passou a mão em papel, caneta, calculadora e bola de cristal. A esta altura da temporada, qualquer previsão pode se revelar um desastre, mas não importa. Se 62 pessoas arriscaram no bolão, por que não arriscar aqui também? Para reduzir um pouco a evidência da vergonha, optei por fazer uma análise cuidadosa da tabela. No fim das contas, adianta muito pouco.

Bem, às favas com a cautela.

Abaixo, minha aposta sobre os classificados do Oeste. Entre colchetes, as vitórias e as derrotas nos jogos que restam. Entre parênteses, os números finais da campanha.

Tomem nota e me cobrem depois.

______________________________

1. SACRAMENTO KINGS [4-2] (57-25)
Dos seis jogos que vêm por aí, três são complicados: Wolves e Lakers em casa, Nuggets fora. O tira-teima com o Los Angeles, no domingo, é de longe a partida mais importante da NBA nas últimas rodadas. Se perder, o Sacramento entra no playoff com o letreiro de Queens piscando. Se vencer, ganha moral e, de quebra, garante o critério de desempate com os rivais. Com incontáveis cinco dias de antecedência, prevejo uma vitória de Stojakovic & Cia.

2. SAN ANTONIO SPURS [4-1] (56-26)
Em boa fase, o campeão tem um desfecho de campeonato razoavelmente fácil. Uma visita a Portland pode complicar as coisas, mas não deve impedir o título do Meio-Oeste, batendo o Minnesota no desempate.

3. LOS ANGELES LAKERS [4-1] (57-25)
Além de um Memphis enfurecido na sexta-feira, o time ainda viaja para Sacramento e Portland. É possível que deixe uma derrota pelo caminho. Se for contra os Kings, o desempate vai jogar contra. Se for contra Grizzlies ou Blazers, pode até ser que termine com a melhor campanha da liga.

4. MINNESOTA TIMBERWOLVES [2-2] (56-26)
Kevin Garnett deu azar. Das últimas quatro partidas, três são fora (uma fácil contra os Warriors e duas dificílimas contra Kings e Grizzlies). O único compromisso em casa é diante do faminto Utah Jazz.

5. DALLAS MAVERICKS [5-1] (53-29)
Eleito o melhor jogador da semana, Dirk Nowitzki tem tudo para comandar uma arrancada e tomar a quinta posição dos Grizzlies. O calendário não prevê nada de muito assustador, a não ser o confronto direto com o próprio Memphis e uma visita a Houston na última rodada.

6. MEMPHIS GRIZZLIES [3-2] (52-30)
Pegar Lakers e Mavericks na estrada chega a ser uma maldade para a turma de Pau Gasol. Em casa, também não tem refresco: Cavs desesperados e Wolves motivados.

7. HOUSTON ROCKETS [3-3] (45-37)
Tirando os compromissos de hoje e amanhã (Warriors e Clippers), os outros adversários estão na briga e devem complicar a vida do chinês Yao Ming.

8. UTAH JAZZ [2-2] (43-39)
Vamos considerar as visitas a Dallas e Minnesota como duas derrotas. Ainda assim, dá para bater Houston e Phoenix para garantir a oitava vaga.

______________________________

9. DENVER NUGGETS [2-3] (42-40)
Houston, Portland, Sacramento e San Antonio. Com uma série dessas, não dá para ser otimista: nosso bravo Nenê se encaminha para ver o mata-mata pela televisão, recostado num sofá confortável.

10. PORTLAND TRAIL BLAZERS [2-3] (42-40)
A dificuldade do calendário também deve frustrar o sonho de Shareef Abdur-Rahim. A equipe pega Lakers e Spurs, duas vezes cada! Assim fica difícil.

______________________________

Na crônica de amanhã, falaremos sobre os primos pobres da conferência vizinha.

______________________________

foto . nbae

Nenhum comentário: