13.5.04



fenômeno
______________________________


))) O Heat de Odom faz estragos no playoff


Faltava pouco menos de um minuto para o fim da partida quando Lamar Odom passou a bola para Caron Butler, que acertou o arremesso e fez história. Pela primeira vez em 38 jogos de mata-mata, o Miami Heat conseguiu atingir a casa dos 100 pontos. Na verdade, o tabu quebrado passou quase em branco. Da mesma forma, a 18ª vitória seguida do time em casa virou uma questão menor. Relevante mesmo foi o fato lembrado por Odom, poucos minutos depois, quando surgiu na sala apinhada de repórteres. Antes de qualquer pergunta, o ala fez a sua:

“Quantos de vocês achavam que esta série estaria hoje empatada em 2-2? Levantem a mão, por favor”.

Entre risos constrangidos, nenhum jornalista ergueu o braço. Mais que quebrar escritas, o grande feito do Miami na noite de ontem foi surpreender meio mundo ao igualar a série contra o poderoso Indiana Pacers, time de melhor campanha na temporada regular da NBA. Desde já, o Heat merece o carimbo de sensação dos playoffs. Quando menos se esperava, a equipe conseguiu equilibrar a única série que parecia desigual. Parecia, não. É desigual, de fato. Só que ninguém contava com Odom, Butler & Cia para subverter a lógica.

O prêmio cai como uma luva para a torcida da Flórida, que mais uma vez lotou a American Airlines Arena e fez tremer o chão onde pisavam os forasteiros Jermaine O’Neal e Ron Artest. Os dois astros do Indiana não pipocaram, somando 65 pontos, mas o restante do elenco parece ter entrado em colapso.

O veterano Reggie Miller, por exemplo, conseguiu errar os cinco chutes que arriscou durante a partida. Os titulares Jamaal Tinsley e Jeff Foster, juntos, contribuíram com míseros cinco pontos, enquanto os badalados reservas Al Harrington e Jonathan Bender somaram apenas quatro.

Azar o deles que o comboio adversário chegou atropelando. Odom, Butler e o calouro Dwyane Wade superaram a marca dos 20 pontos, e outros três atletas (Eddie Jones, Brian Grant e Rafer Alston) pontuaram em dígitos duplos.

O problema é que, para passar à próxima fase, o Miami terá de vencer fora de casa ao menos uma vez. E isso continua sendo um fato inédito neste mata-mata. Longe do lar, tudo parece difícil. Aos descrentes, no entanto, Caron Butler tem a reposta na ponta da língua: “Muita gente acha que somos incapazes de vencer na estrada. Mas muita gente também achava que éramos incapazes de levar esta série ao 2-2”.

A esta altura, convém não apostar contra essa gente. Resta esperar o sábado, em Indianápolis.

______________________________

Se até a série entre Heat e Pacers ficou parelha, imaginem as outras. Ontem o Sacramento voltou aos trilhos e empatou o confronto contra o Minnesota. O mesmo vale para Lakers-Spurs e Nets-Pistons. Quando terminou o primeiro round, escrevi aqui que havia chegado a hora do equilíbrio.

Profecia cumprida: no reino das semifinais de conferência, está tudo empatado.


______________________________

foto . cnn/sports illustrated

Nenhum comentário: