12.12.03
é disso que o povo gosta
______________________________
))) Carter ainda faz alegria do público
A primeira parcial de votos para o All-Star Game evidencia uma obviedade: no fim das contas, o público adora um basquete bem jogado. A eficiência dos pivôs brucutus funciona amplamente na quadra, mas não tem o mesmo efeito nas arquibancadas. Há alguns anos a força física ganha espaço na NBA, e ainda assim a platéia se mantém fiel à estética.
Por isso o acrobático Vince Carter acumula quase 700 mil votos em apenas um mês.
Mesmo jogando na conferência Leste, o ala-armador do Toronto Raptors é o líder absoluto da disputa, com 100 mil votos de diferença para os demais concorrentes.
Compreensível. Desde Michael Jordan, Carter é, disparado, a melhor encarnação da arte no basquete. Mais que Kobe Bryant, mais que Tracy McGrady, mais que LeBron James, mais que qualquer um. É o atleta capaz de protagonizar os mais belos lances de toda a NBA; sócio de carteirinha do top-10 de jogadas da semana. Movimenta-se no ar como só Jordan fazia.
Em tempos de força física elevada à máxima potência, os amantes do bom basquete precisam de um refúgio. E sabem onde encontrar.
Eficiência já é outro papo. Aí sim, podem discutir se Carter vale alguma coisa. Nesta temporada, até está provando que vale. Comanda o renovado elenco do Toronto Raptors e não tem passado vexame (inclusive venceu as últimas cinco partidas). Quando começou a carreira, parecia um jogador completo. As contusões atrapalharam o caminho e só agora as coisas voltam ao rumo normal.
Em todo caso, não quero falar de eficiência, pontos, rebotes, passes, liderança. Falo aqui sobre plástica, o domínio do corpo a serviço da arte. Não vejo ninguém na NBA, hoje ou nos últimos anos, que supere Vince Carter nesse plano.
______________________________
Antes que alguém fale alguma coisa, eu mesmo lembro que o segundo colocado na votação é justamente Ben Wallace, expressão máxima da era dos brucutus. Explica-se. Na cédula do Leste, Jermaine O’Neal está listado como ala. Ou seja, Wallace é um único pivô que presta. Todo mundo é praticamente obrigado a votar nele. É natural que dispare na corrida eleitoral.
______________________________
foto . nbae
Nenhum comentário:
Postar um comentário