19.12.03



a volta do campeão
______________________________


))) Duncan ajuda na reação dos Spurs


Em time que está ganhando, não se mexe. E o San Antonio Spurs, não sei se vocês notaram, está ganhando. Após um início tímido e decepcionante, a equipe do Texas parece ter entrado nos trilhos. Venceu oito seguidas e saiu das colocações intermediárias para assumir uma posição mais confortável na conferência Oeste. Por essas e outras, a direção se apressou para estender o contrato do técnico Gregg Popovich.

Não é só do treinador, claro, o mérito da reação. Mas sua atuação tem sido fundamental. O elenco vai elaborando seus contornos, acomodando as peças de um quebra-cabeça espalhado no verão americano. Muita gente entrou, muita gente saiu, Popovich herdou a missão de entrosar esta turma. Conseguiu, após dois meses de luta.

Com o compromisso prorrogado até 2008, o técnico fica mais tranqüilo para trabalhar em quadra. Os resultados são nítidos, principalmente na defesa. O San Antonio é o time que cede menos pontos (85.3) em toda a liga e o que mais reduz o aproveitamento de arremessos do adversário (39%).

Muita gente reclama que os jogos têm sido feios, com placar baixo. Em parte, é verdade. Mas arrumar as peças novas no esquema defensivo era primordial para um grupo que almeja defender o título. A sintonia no ataque e a pontaria na linha de lances-livres ainda precisam de cuidado. Espera-se que a melhora venha com o tempo.

Individualmente, Tim Duncan continua sendo Tim Duncan. Foi monstruoso na vitória mais recente, sobre o Toronto Raptors. Manu Ginobili assumiu a responsabilidade entre os titulares e o vaga-lume Tony Parker tem mantido uma certa regularidade, o que é fundamental para o sucesso nos playoffs. Mais experiente, o armador não pode amarelar como fez em diversas ocasiões na última temporada. Quando os ventos sopram a favor, até o limitado Rasho Nesterovic mostra alguma evolução.

As próximas partidas indicam um caminho razoavelmente fácil para ampliar o recorde de vitórias seguidas. Hoje e amanhã, serão dois compromissos fora de casa, contra Sonics e Blazers. A partir de terça-feira, começa uma série de quatro jogos em San Antonio, diante de Clippers, Magic, Bucks e Sixers. A seqüência põe no caminho dos Spurs duas forças menores (Nuggets e Wizards), e só no dia 9 de janeiro vem uma parada indigesta: Hornets em New Orleans.

Haja o que houver neste percurso, os campeões já mostraram que estão dispostos a repetir a conquistam, ou pelo menos complicar a vida da máquina de Los Angeles.

______________________________

foto . nbae

Nenhum comentário: