11.12.03
FAMOSO QUEM? * reggie evans
______________________________
Em toda a história do Seattle Supersonics, apenas um calouro não-draftado conseguiu ser titular numa noite de abertura da temporada. Foi Reggie Evans, que vestiu a camisa 34 no dia 30 de outubro de 2002, na estréia contra o Phoenix Suns. Jogou seis minutos e saiu de quadra com uma assistência e zerado todos os outros fundamentos. Bateu dois lances-livres e errou ambos. Mas era titular, e seu nome está nos registros da partida até hoje.
Não é nada, não é nada...
... não é nada mesmo.
Naquele campeonato, Evans seria titular em outras 59 ocasiões. Ao apagar das luzes, os números haviam melhorado um pouco: 3.2 pontos e 6.6 rebotes. Os momenos luminosos do calouro vieram em dezembro (17 rebotes em Cleveland), abril (13 pontos em Dallas) e junho (quatro assistências em Milwaukee).
Não gostou? Pois saiba que as estatísticas atuais são um pouco piores. Aos 23 anos, este americano de Pensacola (Flórida) mantém 2.8 pontos e 5.9 rebotes por noite. Participou de 18 jogos nesta temporada, mas só foi titular em um. Perdeu a vaga para o amigo Vladimir Radmanovic e esteve muito abaixo da crítica nas últimas partidas.
Com 2.03m e 111kg, Evans já pode, ao menos, viver de passado. Fez bonito quando defendia a Universidade de Iowa. Ficou dois anos por lá e foi o maior reboteiro da NCAA em 2001. Apesar disso, passou em branco no draft da NBA, sua primeira grande decepção. “Esperava ser escolhido por algum time, fiquei um pouco desapontado”, confessou à imprensa na época.
Em 57 escolhas, ninguém deu bola para ele. Coube aos Sonics, portanto, a tarefa de fazer o menino feliz: em 30 de setembro de 2002, os dias de passe livre deram lugar a um belo contrato assinado.
O atleta caiu nas graças do técnico Nate McMillan, que o considerava o maior talento do time embaixo da cesta. Cá entre nós, em Seattle isso não chega a ser grande vantagem. A medida exata do prestígio se revelou na chegada de Ray Allen, trocado com o Milwaukee por Gary Payton. Imediatamente, Evans cedeu a camisa 34 ao astro e adotou a 30.
Conformado na condição de coadjuvante, ele vai tocando sua vidinha mais-ou-menos e aparece bem de vez em quando. Hoje, por exemplo, é o sétimo da NBA em rebotes ofensivos por 48 minutos.
Uau. Que interessante.
Em todo caso, se você não conhecia o cidadão Reginald Jamaal Evans, agora conhece. Guarde bem este nome. Você pode nunca mais ouvir falar dele.
______________________________
Sem dia fixo, a seção Famoso Quem? deve dar as caras por aqui semanalmente, sempre jogando alguma luz sobre carreiras obscuras. Pode ser gente que não aparece por falta de oportunidade (caso de Evans) ou gente que não aparece por falta de talento mesmo. Aguardem os próximos capítulos.
______________________________
foto . nbae
Nenhum comentário:
Postar um comentário