24.1.03
NAS MÃOS DO PROFESSOR
Hubie Brown (à esquerda) mostra resultados
à frente do Memphis, dirigido por Jerry West
Durante o desastroso início de campeonato, com 13 derrotas seguidas, o Memphis Grizzlies cultivava uma certa alegria enrustida. Afinal, cabe ao lanterna da NBA a maior chance de ficar com a primeira escolha do próximo draft, o que significaria incluir em suas fileiras o fenômeno adolescente Lebron James, apontado como gênio precoce do basquete americano. O presidente Jerry West, que até então vivia em lua-de-mel com o fracasso, resolveu estragar tudo com apenas um telefonema.
Em novembro, após demitir o técnico Sidney Lowe, ele ligou para Hubie Brown e o contratou para o posto de salvador da pátria. A tática chegou a ser vista como um movimento suicida pró-Lebron. Apesar de vitorioso no passado, Brown não comandava uma equipe desde 1986. Era uma incógnita e acabou dando certo. Beirando os 70 anos, o professor ranzinza de cabelos brancos começou a salpicar triunfos em meio às seqüências de derrotas.
Chegar aos playoffs não passa de utopia, claro. Mas o Memphis já abandonou o rodapé da tabela há muito tempo. No caminho, bateu adversários de peso como Phoenix, Houston e San Antonio. Ontem à noite, vendeu caro o placar de 104-98 para o líder Sacramento.
Em 2003-2004, o técnico terá em mãos um material de alto nível para exercitar seus dotes de estrategista. Mesmo que não seja o primeiro do draft, West provavelmente vai pescar entre os universitários outra peça valiosa para o elenco, que apesar de jovem reúne talento suficiente para pintar um futuro otimista.
Jason Williams voltou a jogar bem e Pau Gasol se firmou como líder da equipe. Gordan Giricek e Drew Gooden são pérolas da atual safra de calouros. Shane Battier, Lorenzen Wright e Stromile Swift cumprem papel razoável no garrafão, enquanto Wesley Person segue afiado nos arremessos de longa distância. Só falta o habilidoso Michael Dickerson se recuperar da contusão. A partir daí, basta embrulhar todo mundo em jornal velho e esperar amadurecer, como se faz com as frutas. Brown, então, terá motivos de sobra para voltar a ser um vitorioso.
(Foto - NBA.com/Grizzlies)
Nenhum comentário:
Postar um comentário