19.1.03



OS REIS EM BUSCA DA COROA




Por maiores que sejam os oponentes,
Webber e os Kings perseguem o título




Na noite de sábado, o Sacramento Kings saiu da rotina. Em Los Angeles, contra os Clippers, a equipe experimentou o raríssimo sabor da derrota. Até que se prove o contrário, foi apenas um acidente. O adversário de amanhã é o Golden State Warriors, prato cheio para recolocar a turma de Chris Webber nos trilhos que levam ao título da NBA. Diante da campanha quase perfeita do Dallas Mavericks, carimbar no uniforme dos Kings o rótulo de favorito pode soar precipitado. Ainda assim, vale assumir o risco. Até agora, o segundo melhor time da liga foi o que mais mostrou veia de campeão.

Nas últimas três temporadas, o sonho esbarrou em Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, mestres em eliminar o Sacramento nos playoffs. Mas a péssima fase que os Lakers atravessam este ano parece ter ligado o alarme: é agora ou nunca, e que não venha o Dallas estragar a festa.

Os problemas vão sendo superados, um a um. Contusões vieram aos montes, mas não tiveram efeito na tabela de classificação. Em menos de três meses, o técnico Rick Adelman usou uma dezena de escalações diferentes. Não importa. As vitórias continuam saindo como se nada tivesse acontecido. O armador Mike Bibby, com o pé quebrado, viu do banco as primeiras 27 partidas. E o time venceu 21 delas.

O joelho de Webber e o tornozelo de Peja Stojakovic também causaram desfalques. Para completar, os dois melhores reservas se encontram hoje no estaleiro. Bobby Jackson fraturou a mão e vai ficar um mês fora. Scot Pollard, com uma lesão nas costas, está ausente há mais de 30 jogos e não sabe quando volta.

Dessa trajetória cheia de percalços, podemos pescar três momentos que justificam o otimismo em relação ao futuro. O primeiro foi em Los Angeles, no Natal. O triunfo sobre os Lakers reforçou a confiança para um possível embate nos playoffs e ainda calou o falastrão O’Neal, que havia se referido ao adversário-freguês como Sacramento Queens. No último dia 9, a escala foi em New Jersey. Os Nets de Jason Kidd, líderes da conferência Leste, foram atropelados em seu ginásio, perdendo por quase 40 pontos de diferença. A trilogia se completou esta semana, no aguardado confronto contra os Mavericks. Jogando em casa, Webber, Bibby e Stojakovic não deixaram pedra sobre pedra. Foram brilhantes na vitória arrasadora por 123-94.

Com essas três performances no currículo, o Sacramento reúne credenciais de sobra para conquistar a coroa da NBA. Nome de rei o time já tem. Resta agora tomar posse do trono.

(Foto - Bill Baptiste/NBAE)

Nenhum comentário: