24.10.03



central: os azarões da vez
______________________________


))) O Detroit de Billups quer ser o número 1 do Leste



No trio de ferro da divisão Central, pouca coisa mudou. Bombástica mesmo, só a chegada de Darko Milicic, que ainda é uma incógnita para o Detroit. New Orleans e Indiana mexeram pouco em seus elencos e devem se manter em campanhas corretas. Dali para baixo, o que não falta é novidade. Tem LeBron, tem Bosh, e até Pippen virou motivo de esperança. Estão aqui os grandes azarões do Leste. Convém não bobear com eles.

______________________________

1) Detroit Pistons
De longe, é o melhor time deste grupo. A campanha irregular na pré-temporada não é motivo para pânico. Afinal, os antigos pilares estão lá (Ben Wallace, Rip Hamilton, Chauncey Billups) e as novas aquisições vão se adaptar com o tempo. Elden Campbell e Bob Sura somam talento, a prata da casa (Mehmet Okur e Tayshaun Prince) está pronta para decolar e o grande reforço está no banco: o técnico Larry Brown. A cereja do bolo é o sérvio Darko Milicic. Se conseguir impor seu jogo no garrafão, o ala pode até fazer do Detroit o melhor time da conferência. Enquanto a confirmação não chega, o New Jersey continua à frente.

2) New Orleans Hornets
É basicamente o mesmo elenco do campeonato passado, com a adição do habilidoso Darrell Armstrong. Os principais jogadores continuam lá: Jamal Mashburn, Baron Davis e PJ Brown. Com um ano a mais de entrosamento, a equipe tem boas chances de se destacar. A não ser que o técnico Tim Floyd estrague tudo. Se os Pistons têm um dos melhores treinadores da liga, os Hornets certamente têm o pior.

3) Indiana Pacers
Rick Carlisle é um bom estrategista, mas vai ter trabalho com esta turma. As duas tarefas principais são: controlar os ânimos de Ron Artest e conquistar a confiança de Jermaine O’Neal. Se Brad Miller já não é lá essas coisas, Scot Pollard é menos ainda. O’Neal vai ter de se desdobrar no garrafão. Se Al Harrington e Jonathan Bender finalmente explodirem, tudo pode dar certo. Caso contrário, o playoff já vai ser um lucro imenso. Não dá para esperar muita coisa de Reggie Miller.

4) Toronto Raptors
É a melhor das zebras. Chegar ao mata-mata não é uma missão tão difícil. Em resumo, basta que Vince Carter e Lamond Murray se livrem de suas contusões. O resto fica nas mãos do calouro Chris Bosh. Algo me diz que este rapaz fará uma senhora temporada. Com a prancheta na mão, Kevin O’Neill está longe de ser um Lenny Wilkens, e isso pode pesar na hora de arrumar a casa.

5) Chicago Bulls
Por que não? Scottie Pippen não é Michael Jordan, mas sabe conduzir a garotada. Terá um status de ídolo que não tinha em Portland e deve recuperar ao menos parte do orgulho da torcida. As fichas da virada estão depositadas em Eddy Curry, Tyson Chandler e Jamal Crawford. O sonho da segunda fase depende quase exclusivamente deles. Isso se Pippen e Rose cumprirem seus papéis, claro.

6) Cleveland Cavaliers
Vai ter gente dizendo que LeBron James merecia um lugar mais honroso no ranking. De fato, ele até merece. Confio um bocado no potencial do garoto. O problema é o que sobra além dele. Os reforços do Cleveland, quando não são ridículos (Bruno Sandov), são apenas razoáveis (JR Bremer, Ira Newble, Jelani McCoy e Kevin Ollie). Com Paul Silas, o panorama melhora bastante à beira da quadra, mas dentro dela continua faltando qualidade.

7) Milwaukee Bucks
Talento até existe. Lá estão Michael Redd, Tim Thomas, Desmond Mason e TJ Ford. Mas ainda vai levar um tempo até que os jovens amadureçam e se entrosem. Tarefa ingrata para o estreante Terry Porter, confiante na missão de azeitar um time que perdeu Allen, Robinson e Cassell de uma hora para a outra. A não ser por um milagre, o Milwaukee deve fazer feio este ano.

8) Atlanta Hawks
Por falar em fazer feio, qualquer posição que não seja a última do Leste será uma agradável zebra para os Hawks. Este é, sim, o pior elenco da conferência. Não ganha nem de Knicks e Wizards, que ainda têm um Allan Houston ou um Jerry Stackhouse. O craque do Atlanta, Shareef Abdur-Rahim, nem é tão craque assim. Restam poucos atletas que prestam: Ratliff, Jackson, Terry, quem mais? Glenn Robinson se foi, e quem chegou para seu lugar? Terrell Brandon, o aposentado. E, antes que eu me esqueça, não queiram, por favor, usar os amistosos como argumento.

______________________________

A SELEÇÃO DA CENTRAL:

C - Ben Wallace (DET)
PF – Jermaine O’Neal (IND)
SF – Jamal Mashburn (NO)
SG – Vince Carter (TOR)
PG – Chauncey Billups (DET)

MVP: Jermaine O’Neal (IND)

Melhor técnico: Larry Brown (DET)

Maior evolução: Eddy Curry (CHI)

Melhor reserva: Tayshaun Prince (DET)

Uniforme mais bonito: Cleveland Cavaliers

______________________________

foto . allen einstein/nbae

Nenhum comentário: