9.10.03
chegando a hora
______________________________
))) Chandler sobe com O’Neal
De uns tempos para cá, a pressa de formar craques tem criado um paradoxo na NBA. Ano após ano, diversos jogadores pulam a universidade e migram direto do segundo grau para o profissional. A adaptação difícil acaba criando, de imediato, uma queda de nível. Em média, os garotos apanham nos dois primeiros anos e desabrocham no terceiro. Foi assim com Kobe Bryant e Tracy McGrady, por exemplo. Alguns conseguem encurtar um pouco este prazo (vide Kevin Garnett) e outros chegam a levar mais de quatro anos para mostrar serviço (vide Jermaine O’Neal).
Os exemplos acima provam que as escolas têm fornecido talento de primeira linha ao basquete americano, desde que haja paciência para esperar a evolução. Em 2001, os dirigentes pareciam contaminados pela empolgação e talvez tenham exagerado na dose. Foram três colegiais entre os quatro primeiros do draft: Kwame Brown, Tyson Chandler e Eddy Curry.
Diante da estatística, chegamos à temporada 2003-2004 com uma pergunta que não quer calar: será que chegou a hora deste trio?
Após dois anos acumulando médias de 6.2 pontos e 4.6 rebotes, Brown tem sido apontado como a pior jogada da carreira de Michael Jordan. A porção cartola do ex-craque investiu no jovem ala-pivô, mas até agora os resultados não apareceram.
No início da pré-temporada, Brown parece disposto a seguir os passos de Kobe e T-Mac. Em duas partidas pelo Washington Wizards, subiu a média para 14 pontos e sete rebotes. Será o indício de uma guinada na carreira? Ou apenas a empolgação natural nos primeiros amistosos? Só o tempo dirá.
O curioso é que Chandler também atingiu um número expressivo na estréia do Chicago Bulls. Contra o Indiana Pacers de Rick Carlisle, o pivô marcou 11 pontos e pegou cinco rebotes. Até aí, nada de extraordinário. A novidade é que ele distribuiu oito tocos ao longo da partida! Certamente trata-se de uma performance atípica, mas não custa nada encarar o fato como um estímulo na temporada que se inicia.
Resta esperar por Eddy Curry, que desfalcou os Bulls devido a um tendão lesionado na perna esquerda. De olho nos playoffs, o técnico Bill Cartwright sabe que a classificação só será possível se seus dois grandalhões deslancharem.
______________________________
Ainda não deu para avaliar o quarteto fantástico do Los Angeles Lakers. Kobe Bryant sequer entrou em quadra contra o Golden State na terça-feira. Shaq, Payton e Malone estiveram discretos.
________
Logo mais, na estréia de Carmelo Anthony, Leandrinho e Nenê fazem o primeiro duelo de brasileiros na NBA. Ponto para o nosso basquete.
________
Quem também estréia hoje é o renovado Minnesota Timberwolves. Garnett, Sprewell, Cassell e Olowokandi visitam o Milwaukee Bucks. Se a química der certo, esse time vai ficar enjoadíssimo...
________
O New York Knicks anuncia nos próximos dias a contratação de Dikembe Mutombo. Só um milagre nova-iorquino salva o gigante africano de um fim de carreira melancólico.
______________________________
foto . ron hoskins/nbae
Nenhum comentário:
Postar um comentário