5.11.03
entrevista: mehmet okur
______________________________
))) “Eu estou preparado para jogar
nas duas extremidades da quadra”
Louvado seja o braço da NBA dedicado à América Latina. A partir de agora, o escritório americano passa a enviar, toda semana, entrevistas feitas exclusivamente para a imprensa brasileira e latino-americana. Ao que tudo indica, o trabalho será quase em vão, já que nossos jornais não costumam abrir muito espaço para este assunto. Uma pena, mas é compreensível. Em todo caso, sempre que houver um bate-papo interessante, publicarei o texto aqui.
Abrindo os trabalhos, segue abaixo uma conversa com o turco Mehmet Okur, do Detroit Pistons. Com médias de 6.9 pontos e 4.7 rebotes no ano passado, ele se tornou uma boa opção no banco de resrvas para o técnico Rick Carlisle. Para esta temporada, muita coisa mudou. Carlisle deu lugar a Larry Brown e o jovem ala deve ganhar mais minutos em quadra. Em três jogos, a nova fase já se insinua sutilmente. O tempo de jogo aumentou, assim como os pontos, os rebotes e os tocos. Há quem aposte em Okur como favorito para embolsar o prêmio que verifica a maior evolução de 2003 para 2004. Isso só a performance em quadra dirá. Para quem passou cinco anos batendo bola nas quadras da Turquia antes de ingressar no conto de fadas da NBA, esperar não é problema. Sem pressa, ele segue engrossando as fileiras internacionais da maior liga de basquete do mundo.
______________________________
Apesar do título da divisão Central, o Detroit fez várias mudanças durante a pré-temporada. Foram embora jogadores como Cliff Robinson, Pepe Sanchez e Michael Curry. Em contrapartida, Larry Brown é o novo técnico. Como vocês se adaptaram a todas estas trocas?
Chegaram vários jogadores com muito talento, e temos um treinador com muita história na NBA. Nós continuamos em foco com a nossa meta, que é ganhar o campeonato. Larry é um grande técnico, uma grande pessoa e um bom motivador. Eu já aprendi muito com ele e acho que vamos continuar aprendendo sempre.
No ano passado, você mostrou que tem bastante talento. Nesta temporada, muita gente acha que você terá um dos maiores progressos da liga. O que pensa disso? Há muita pressão?
Não tenho problemas com isso. Penso que todos em minha equipe têm plena confiança no que podem render. Aqui, todos ajudam, e isso é bom para mim.
Você acha que sua atuação este ano será mais ofensiva? Vale lembrar que o time se caracteriza por ser muito sólido defensivamente.
Pode ser, não sei. Os atletas que chegaram são versáteis e podem ser fundamentais tanto na defesa como no ataque. Acho que vai depender do rival que enfrentarmos, e de como estarão meus companheiros. Estou preparado para jogar nas duas extremidades da quadra.
Um de seus colegas é o novato Darko Milicic, segundo escolhido no último draft. Como tem sido a adaptação dele à nova vida, dentro e fora da quadra? No ano passado, você passou por experiência semelhantes. Que conselhos deu a Milicic?
A adaptação não será fácil. Ele tem apenas 18 anos, e veio jogar na melhor liga do mundo. Aqui temos um estilo de vida diferente, mas Darko tem muito talento e pode jogar perto ou longe do aro. Acho que eu e ele vamos formar uma boa dubla para o futuro do Detroit Pistons.
Você acha que o New Jersey continuará sendo a equipe vencedora do Leste? Ou outras podem brigar pela coroa?
Primeiro, nos preocupamos com o nosso time. Temos realizado boas temporadas, mas nossa meta continua sendo ganhar a divisão, a conferência Leste e as finais da NBA.
O campeonato atual começa com 73 estrangeiros. Qual é o segredo para que atletas nascidos fora dos Estados Unidos façam tanto sucesso na NBA?
A base é fundamental. Existem muitos jogadores de diferentes países que controlam muito bem a bola. Em geral, somos versáteis. Isso se aprende desde pequeno. Ademais, quando os atletas voltam aos seus países para jogar na seleção ou para dar clínicas, eles ajudam os jovens a melhorar e a jogar com o estilo que se usa na NBA.
______________________________
Só para lembrar: hoje à noite, LeBron James estréia em casa; com três derrotas nas costas e justamente contra o Denver Carmelo Anthony.
______________________________
foto . nbae
Nenhum comentário:
Postar um comentário