28.11.03



a lógica subvertida
______________________________


))) O Indiana de O’Neal abre caminho


Os mais desatentos podem não ter percebido, mas este início de temporada reserva uma bela surpresa para quem insiste em não acreditar que o basquete é imprevisível. Pois basta uma inocente pergunta para comprovar a tese: que time tem a melhor campanha da NBA até agora? Aliás, reformulando a questão: de que conferência é este time?

Acredite se quiser, mas o líder absoluto do campeonato, até com alguma folga, é o Indiana Pacers. Do Leste, claro.

Com 13 vitórias e duas derrotas, a equipe largou na frente e já acumula sete triunfos consecutivos. Pode até ser que não dê em nada, mas não custa nada avaliar os principais motivos deste bom começo. Vamos a eles:

1) DEFESA
Nos treinos, só se fala disso. À exaustão, o esquema defensivo é moldado a cada dia. O resultado se revela cristalino em quadra: o Indiana tem a melhor defesa do campeonato, cedendo uma média de apenas 81 pontos aos adversários.

2) JERMAINE O’NEAL
O homem está inspirado. Nunca teve médias tão boas em rebotes, tocos, roubadas e assistências. Chega ao auge justamente agora, quando todos esperavam uma queda de rendimento motivada pela saída de Isiah Thomas.

3) RON ARTEST
Está calminho, calminho. Com a cabeça no lugar, tudo fica mais fácil. Várias estatísticas evoluíram (principalmente os pontos, de 15 para 19), e até os companheiros passaram a render mais. “Quando todo o elenco perde tempo tentando controlar os nervos de um dos melhores atletas, cria-se uma distração. Agora, todos podem pensar apenas em basquete.” A análise sobre Artest é de Latrell Sprewell, pós-graduado em encrenca na NBA.

4) RICK CARLISLE
Tem responsabilidade nos três itens acima. Nos últimos dois anos, a defesa do Detroit Pistons era uma das melhores da liga. O estilo foi transferido com sucesso para Indianápolis. O trabalho incansável para motivar os jogadores também dá resultado. Conquistar a confiança de O’Neal e controlar a irritação de Artest não são tarefas para qualquer um.

Logo mais, a seqüência de vitórias estará em jogo contra o Philadelphia 76ers. No domingo, começa uma série de pedreiras na estrada: Lakers, Suns, Blazers, Sonics e Kings. Impossível passar incólume? É, parece. Mas também parecia impensável uma equipe do Leste liderando o campeonato após 15 rodadas.

______________________________

foto . nbae

Nenhum comentário: