16.3.03



O QUE VEM POR AÍ




Carmelo Anthony é um dos jogadores que podem
sair da sombra de Lebron James no próximo draft




Imerso em marasmo nos últimos anos, o draft da NBA estava mesmo precisando de novidades. Em 2002, Yao Ming cumpriu sua parte, liderando o que parece ser uma boa safra, com Stoudemire, Gooden, Butler, Giricek, Williams, Ginobili e Nenê. A próxima seleção, marcada para junho, não vai deixar a bola cair. Engana-se quem pensa que a festa termina após o anúncio de Lebron James como primeira escolha. Além do fenômeno adolescente, apontado desde já como futuro astro da liga, o draft de 2003 promete revelar mais um punhado de nomes promissores. A três meses do evento, é hora de conhecer alguns personagens.



LEBRON JAMES
18 anos, armador, cursa o segundo grau
O menino prodígio do basquete americano ainda freqüenta a escola (mesmo que seja difícil imaginá-lo estudando para a prova de matemática ou comendo merenda no recreio). Precisa desenvolver sua defesa e melhorar nos lances-livres. Só isso. No resto, beira a perfeição. O ponto forte é o passe, lembrando Magic Johnson. Quando o time precisa, Lebron marca pontos com extrema facilidade, pega rebotes como se fosse pivô, mostra impressionante espírito de liderança e decide partidas no último segundo com a frieza de um veterano. Chance zero de não ser o primeiro escolhido.

DARKO MILICIC
17 anos, ala, Hemofarm Vrsac (Iugoslávia)
Com 2.12m, a atual sensação do basquete europeu lembra o alemão Dirk Nowitzki por aliar sua respeitável altura a uma habilidade espantosa. Tão eficiente no ataque quando na defesa, Milicic tem boa visão de quadra e inteligência acima da média. É aposta certa para a segunda escolha.

CARMELO ANTHONY
18 anos, ala, Syracuse
Enfim, um candidato “normal”, saído do basquete universitário americano, como manda o figurino do draft. Freqüentemente comparado a Antoine Walker, Anthony joga de modo agressivo e se garante bem no passe e no arremesso. Com excelente forma física, precisa desenvolver mais sua agilidade.

T.J. FORD
19 anos, armador, Texas
É a grande promessa do draft para a posição 1. Extremamente habilidoso, líder em quadra, criativo, tem visão apurada e reúne motivos de sobra para integrar a elite dos armadores da NBA no futuro. Só precisa ganhar massa muscular para compensar a baixa estatura (1.80m).

CHRISTOPHER BOSCH
18 anos, ala, Georgia Tech
Já atraiu comparações com Antonio McDyess, Tim Duncan e Kevin Garnett. Sua habilidade com as mãos é admirável para um atleta de 2.09m. Tem excelente potencial físico, que ainda precisa ser mais explorado para fazer frente aos grandalhões da NBA.

SOFOKLIS SCHORTSIANITIS
17 anos, ala-pivô, Iraklis Salonica (Grécia)
O estilo tanque e a consistência no garrafão já lhe renderam o apelido de Baby Shaq. Até a pífia performance nos lances-livres facilita a comparação com o pivô dos Lakers. A pouca idade ainda vai lhe render alguns centímetros (hoje tem 2.04m). Precisa ganhar experiência e se livrar dos problemas com faltas (já vi esse filme em versão verde-amarela).

JARVIS HAYES
21 anos, ala-armador, Georgia
Em tempos de teen-mania, é quase um vovô no draft. Fantástico pontuador, move-se com desenvoltura na quadra, pega rebotes e distribui bem o jogo. Versátil, pode atuar em posições diferentes, o que não deixa de ser um trunfo. A defesa ainda é um ponto fraco, mas isso é quase regra geral entre os calouros.

ANDERSON VAREJÃO
20 anos, ala, Barcelona (Espanha)
Primeiro brasileiro a cruzar a porteira aberta por Nenê Hilario, Anderson evoluiu bastante nos últimos anos, revelando agilidade no garrafão, consistência nos rebotes, força nos tocos e uma precisão razoável nos arremessos. Os americanos estão de olho nele, encantados com seu carisma e seu estilo tranqüilão. Ainda precisa mostrar maior regularidade, mas deve estar entre os dez primeiros no draft.

DWYANE WADE
21 anos, armador, Marquette
Pontua feito gente grande, não tem medo de encarar os gigantes nas infiltrações e costuma levar a bola até a cesta em vez de tentar os tiros de fora. O problema é a altura. Com 1.93m, é um tanto baixo para a posição 2 e tem pouca habilidade para ser armador principal.

Nenhum comentário: