26.3.03



UM SENHOR JOGADOR




Aos 41 anos, Stockton ainda
deixa muita gente na poeira




Em toda a NBA, só há um jogador com moral suficiente para chamar Michael Jordan de “garoto”. John Stockton completa hoje 41 anos, assumindo o título de vovô da liga e conciliando a experiência de um veterano, a vitalidade de um jovem e a disposição de um calouro. O discreto aniversariante já mandou avisar que não quer saber de comemoração. Mas vai ser difícil escapar de uma festa-surpresa para milhares de convidados. Logo mais, o Utah Jazz recebe o Portland Trail Blazers diante de uma torcida ansiosa para cantar parabéns.

Afinal, pode ser a última chance de homenagear um dos maiores atletas que já passaram por Salt Lake City. Assim como o companheiro Karl Malone, Stockton só vai tomar sua decisão sobre a aposentadoria após o fim da temporada. Ou seja, provavelmente não haverá cerimônia de despedida. Convém aproveitar a data de hoje para promover um belo tributo.

Apesar da idade avançada e dos fios brancos que surgem entre os cabelos pretos, não há sinais de cansaço. O líder de assistências na história da NBA ainda mantém uma média invejável (7.6 por partida, a quinta melhor da liga). Também seguem afiadas a visão de jogo e a coragem de chamar a responsabilidade nos momentos decisivos. Até o visual continua o mesmo: cara de bom moço, estilo comportado e shorts mais curtos (resquício do figurino que imperava nos anos 80).

É uma pena que Scottie Pippen esteja contundido e não atue nesta noite. Agora que ele assumiu a posição 1 no Portland, poderia travar um curioso duelo com Stockton. Em seu lugar, estará o encrenqueiro e prepotente Damon Stoudamire. Melhor para o anfitrião, que ficará mais à vontade para executar seus passes perfeitos.

A nós, resta a chance de ver o craque do Jazz em ação mais algumas vezes, durante os playoffs. Mesmo assim, é impossível não lamentar que sua carreira esteja dobrando a última esquina. Maldito tempo, que não pára de correr.

::::::::

NA TELINHA - Neste dia festivo, ficaremos de olho num menino que não tem sequer metade dos 41 anos de Stockton. Hoje a TV nos mostra LeBron James ao vivo. Às 21h, com transmissão da ESPN, o fenômeno do basquete colegial americano se exibe no McDonald’s All American High School Basketball Boys Game. Torcemos para que a habilidade do rapaz seja tão grande quanto o nome do evento.

(Foto - Gary Dineen/NBAE)

Nenhum comentário: