17.4.03



PARA GENTE GRANDE




Os playoffs começam neste sábado e os Nets
tentam defender o título da conferência Leste




Michael Jordan se foi. Vida que segue, vêm aí aos playoffs. Na tarde de sábado, começa a segunda fase de um campeonato emocionante como não se via há algum tempo. Que me desculpem os meninos, mas a partir de agora o jogo é para gente grande. Especialmente no Oeste, que promete batalhas épicas do primeiro round à Final. Mas deixemos Spurs, Kings, Mavs, Wolves, Lakers, Blazers, Jazz e Suns para amanhã. Hoje, vamos cuidar da imprevisível conferência Leste. Como a cautela não está entre as minhas virtudes, é hora de enfiar o pé na porta e abrir a temporada de palpites.



POR QUE O DETROIT VAI BATER O ORLANDO?
Porque, na hora decisiva, os Pistons mostraram força e o Magic decepcionou. Chauncey Billups, Rip Hamilton e Mehmet Okur se agigantaram na ausência de Ben Wallace e garantiram o merecido primeiro lugar. O Orlando, por sua vez, caiu de rendimento nas últimas semanas. Ontem, completou o papelão ao não escalar Tracy McGrady na derrota para o Milwaukee (que fez o time cair para a oitava posição). A tática estúpida de escolher um adversário teoricamente mais fácil serve apenas para manchar uma campanha até então honrosa. Pois saiba o Magic que o tiro pode sair pela culatra. Dikembe Mutombo, contundido e com problemas pessoais, deve desfalcar o “forte” New Jersey no início dos playoffs, enquanto Wallace provavelmente atuará pelo “fraco” Detroit desde o jogo 1. Espero que T-Mac tenha descansado bastante. Caberá a ele a missão quase impossível de recuperar o moral da sua equipe e fazê-la avançar à fase seguinte.

POR QUE O NEW JERSEY VAI BATER O MILWAUKEE?
Porque um elenco é infinitamente superior ao outro. Mesmo sem Mutombo, os Nets têm qualidade de sobra para se impor aos Bucks, que vêm mostrando mais transpiração do que inspiração. Além disso, Jason Kidd e seus companheiros conhecem bem o caminho que leva até a Final. Gary Payton deve oferecer alguma resistência, mas isso não chega a assustar os atuais campeões do Leste.

POR QUE O INDIANA VAI BATER O BOSTON?
Porque Paul Pierce e Antoine Walker estão exaustos. Para os Celtics, o formato antigo, em melhor de cinco partidas, seria menos cansativo e mais motivador. Com a mudança na regra, vão precisar suar muito a camisa para vencer quatro vezes. Os Pacers, que aliam a juventude de Jermaine O’Neal e Ron Artest à experiência de Reggie Miller e Tim Hardaway, assumem o favoritismo do confronto.

POR QUE O PHILADELPHIA VAI BATER O NEW ORLEANS?
Porque Allen Iverson não vai deixar escapar essa chance. Essa me parece a série mais equilibrada. Os Hornets são fortíssimos no conjunto, enquanto os Sixers depositam a esperança no baixinho que há tempos carrega o piano nas costas. Iverson, no entanto, já não sofre de solidão crônica em quadra. Atrás dele, funciona uma cozinha competente, que faz do time um dos favoritos ao título da conferência.

::::::::

NOTA ZERO - Para o Milwaukee, que também não parecia interessado em vencer a partida de ontem e poupou Sam Cassell; para o Portland, que estranhamente perdeu para os Clippers e se livrou do confronto com os Lakers; para o site NBA.com, que durante toda a quarta-feira praticamente ignorou a despedida de Michael Jordan em sua página principal; e para Shaquille O’Neal, que cogitou perder o início dos playoffs para acompanhar o nascimento de seu filho (falaremos disso amanhã).

::::::::

(Foto - NBAE)

Nenhum comentário: